Portal CabrobóNews

Domingo, 16 de Novembro de 2025
PERNAMBUCO REGISTRA NOVOS CASOS DA FEBRE DO OROPOUCHE

Regional

PERNAMBUCO REGISTRA NOVOS CASOS DA FEBRE DO OROPOUCHE

O LACEN/PE confirmou na segunda-feira (22), mais 10 casos da Febre do Oropouche, em Pernambuco. Agora, o Estado passa a registrar 82 casos da Febre.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

O Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE) confirmou mais 10 casos da Febre do Oropouche, em Pernambuco, na segunda-feira (22/07). Com a nova rodada de exames positivos, o Estado passa a registrar 82 casos da Febre.

Até o momento, o vírus oropouche isolado foi identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. Os últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe.

O que é Febre Oropouche?

A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus, que foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente, nos estados da região amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela).

Como é transmitida?

A transmissão da Febre Oropouche é feita principalmente por mosquitos. Depois de picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no sangue do mosquito por alguns dias. Quando esse mosquito pica outra pessoa saudável, pode transmitir o vírus para ela.

Existem dois tipos de ciclos de transmissão da doença:

Ciclo Silvestre: Nesse ciclo, os animais como bichos-preguiça e macacos são os hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, é considerado o principal transmissor nesse ciclo.

Ciclo Urbano: Nesse ciclo, os humanos são os principais hospedeiros do vírus. O mosquito Culicoides paraenses também é o vetor principal.

Sintomas

Os sintomas da Febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e da chikungunya: dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náusea e diarreia. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento da rede de saúde.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/SEE-PE
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto/Reprodução
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Net Play
Net Play

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá. Voce desejar receber noticias no seu whatsApp ? Envie a a msg (SIM)