Portal CabrobóNews

Domingo, 28 de Junho de 2026
Banda da PMPE comemora Dia Nacional do Frevo com live musical no Recife.

Regional

Banda da PMPE comemora Dia Nacional do Frevo com live musical no Recife.

O musical respeitou aos protocolos sanitários de combate à pandemia e, sob a regência do maestro Mozaniel Luiz.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
A Banda da Polícia militar de Pernambuco fez uma live na tarde desta terça-feira (14.9), em alusão ao Dia Nacional do Frevo, inserido do calendário oficial do Brasil por ser a data de nascimento (1882) do jornalista Osvaldo da Silva Almeida, criador da palavra “Frevo”. A live foi em frente ao Quartel do Comando Geral do Derby, às 16h30, transmitida pelo canal youtube PMPE oficial.
 
A iniciativa da homenagem foi do comandante geral da Corporação, coronel Roberto Santana, com apoio do Ajudância Geral do Comando, na pessoa do coronel Paulo Mattos; do comandante da Companhia Independente de Música (CIMUS), major Luiz Fernando e do subcomandante e regente da Banda, capitão Mozaniel Luiz, além da Assessoria de Comunicação Social da PMPE.
 
O musical respeitou aos protocolos sanitários de combate à pandemia e, sob a regência do maestro Mozaniel Luiz, a Banda apresentou um repertório voltado para o frevo como Mordido, Hino do Galo, Bom Demais, Me Segura Se não Eu Caio, Vampira, Cabelo de Fogo, Tropicana, Beijando a Flora, OH! Bela, Roda e Avisa, Último Dia, Elefante de Olinda, Diabo Louro, Bicho Maluco Beleza, Juventude Dourada, É de perder os Sapatos, Trombone de Prata, Voltei Recife, Pagode Russo e Frevo Ciranda.
 
O final da live foi coroado com a música Divisor de Águas de autoria de José Lourenço da Silva, Capitão Zuzinha, relembrando a memória musical desse grande incentivador do ritmo genuinamente pernambucano.
 
Maestro capitão Zuzinha, oficial que regeu a Brigada Militar, hoje denominada Banda de Música da PMPE, continua sendo considerado no meio artístico musical, como um dos “monstros sagrados” do frevo instrumental.
 
Destaca-se, que no ano de 1909, o Capitão compôs a marcha “Divisor das Águas”, um ritmo acelerado e diferente das marchas anteriores, o qual se originou de primeiro frevo.
 
A composição ganhou o título batizado por Nelson Ferreira, sendo integrada ao repertório do disco LP “Mocambo” 10021, denominado Carnaval do Recife Antigo. Na contracapa, o historiador, advogado, jornalista e músico Mário Mello (1884-1959), em depoimento, publicou que Capitão Zuzinha era responsável pela transformação da polca-marcha em marcha-frevo no início desse século.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/PMPE
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Ascom/PMPE
Comentários:
Net Play
Net Play
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá. Voce desejar receber noticias no seu whatsApp ? Envie a a msg (SIM)