Moradores do loteamento Parque Real, em Caruaru, no Agreste de PE, relataram ter sentido um novo tremor de terra por volta das 5h da manhã desta sexta-feira (16). O barulho intenso e a vibração do solo chamaram a atenção especialmente de quem vive na área próxima ao bairro Xique-Xique. O mesmo aconteceu em diversos outros bairros da cidade.
De acordo com relatos, o tremor foi repentino, mas suficiente para acordar parte da população.
Caruaru está situada sobre a zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, uma falha geológica que atravessa o estado e é responsável por frequentes pequenos abalos sísmicos. Esses tremores costumam ter baixa magnitude, mas são perceptíveis devido à profundidade rasa em que ocorrem.
Em nota o Laboratório Sismológico da UFRN, confirmou que através de suas estações sismográficas, registrou um tremor de terra no município de Caruaru/PE. A atividade ocorreu às 08h02 UTC (05h02, pelo horário de Brasília) e teve magnitude preliminar de 1.9 mR. Esse tremor foi capaz de ser sentido pela população local.
O último evento divulgado pelo LabSis/UFRN no estado de Pernambuco foi em 08 de maio, quando um sismo natural de magnitude 2.1 mR atingiu o município de São Joaquim do Monte, durante às 19h38 UTC (16h38, pelo horário de Brasília)
O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando toda atividade sísmica que ocorra no estado de Pernambuco e em toda região Nordeste do país.
Comentários: