A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai ampliar o abastecimento de água em Cabrobó, no Sertão do São Francisco. Na quinta-feira (30/10), foi assinada a Ordem de Serviço para a requalificação da atual Estação de Tratamento de Água (ETA) e para o início das obras de infraestrutura que vão permitir a instalação de uma nova ETA de ultrafiltração, ampliando significativamente a capacidade de produção e a regularidade no fornecimento de água à população.
A assinatura ocorreu na sede da Compesa, no Recife, e contou com as presenças do presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, do diretor da Companhia, Guilherme Freire, do prefeito e a vice de Cabrobó, Elionai Dias Santos, Fernanda Torres, do secretário Executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, e do deputado federal Waldemar Oliveira.

A nova ETA terá capacidade para tratar 100 litros de água por segundo. Somada à estrutura já existente, que opera com 60 litros por segundo e receberá as intervenções de melhoria operacional, a produção total do sistema passará para 160 litros por segundo, quase o triplo da capacidade atual. O investimento previsto para a instalação da unidade é de R$ 15,6 milhões.
Para receber a nova ETA, uma estrutura móvel e que confere mais qualidade ao tratamento da água, serão realizadas as intervenções para urbanização do terreno, com a recuperação de equipamentos hidráulicos e modernização da rede elétrica, necessária para a energização do equipamento.
Segundo o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, as ações vão garantir maior estabilidade no sistema de abastecimento da cidade. “Com essa nova ETA e a requalificação da unidade atual, Cabrobó vai contar com mais regularidade na distribuição e segurança hídrica para o futuro”, destacou. A conclusão das obras está prevista para abril de 2026.
Comentários: