Portal Cabrobó News - Sua fonte de notícias na cidade de Cabrobó - PE

Notícias/Regional

DEPUTADOS ELEGEM MESA DIRETORA DA ALEPE PARA O BIÊNIO 2025-2026

A eleição aconteceu na terça-feira (14). Foram reeleitos presidente e primeiro-secretário da Casa, os deputados Álvaro Porto, do PSDB, e Gustavo Gouveia, do Solidariedade

DEPUTADOS ELEGEM MESA DIRETORA DA ALEPE PARA O BIÊNIO 2025-2026
Ascom/Alepe
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa promoveu, no início da tarde da terça-feira (14), a eleição dos deputados que vão dirigir o parlamento pernambucano entre 1° de fevereiro de 2025 e 31 de janeiro de 2027. Foram reeleitos presidente e primeiro-secretário da Casa, os deputados Álvaro Porto, do PSDB, e Gustavo Gouveia, do Solidariedade, ambos com 40 votos válidos. Durante o pleito, realizado por voto secreto e impresso, também foram escolhidos os dois vice-presidentes, três secretários e sete suplentes da Mesa Diretora.

No início do mês, o Plenário da Casa aprovou uma resolução que permitiu antecipar a eleição da Mesa em mais de um ano. Pela nova regra, a escolha dos dirigentes para o segundo biênio pode ser realizada entre 1º de novembro do primeiro ano da legislatura e 1º de fevereiro do terceiro ano da legislatura. A atual composição da Mesa vai dirigir os trabalhos da Casa até 1º de fevereiro de 2025.

Álvaro Porto foi à tribuna fazer a defesa da sua candidatura. O deputado analisou que a Alepe não se limita a ser  Governo, nem Oposição, mas uma casa plural, que trabalha em defesa do povo de Pernambuco. Porto acrescentou que a Casa atua unida, apesar das discordâncias. “É claro, se tem as discussões, se tem as divergências mas, no final, se chega tudo a um consenso. É o fortalecimento do Legislativo aqui em Pernambuco. Quando, na primeira eleição, nós fizemos esse trabalho. Prometendo, conversando, pedindo opiniões para como deveria ser conduzida a Assembleia Legislativa de Pernambuco”.

Após eleito, Porto agradeceu a confiança dos pares, e garantiu que todos os deputados podem ter certeza da continuidade do trabalho da Presidência. Na mesma linha, o primeiro-secretário Gustavo Gouveia destacou a união dos parlamentares em torno de um projeto de fortalecimento do Poder Legislativo. “A todos que estavam se propondo candidatos, aos que entenderam que a gente teria que renovar sem essa disputa, a todos que tinham seus projetos, seus ideais, mas entenderam que a Assembleia sairia mais  unida dessa forma, queria agradecer. Dizer a todos vocês que vamos continuar fazendo uma grande gestão pela Assembleia.”

Os deputados Francismar Pontes, do PSB, e Fabrizio Ferraz, do Solidariedade, ficaram com a primeira e segunda-vice-presidência da Casa, respectivamente. Para a segunda-vice-presidência houve disputa entre Diogo Moraes e Ferraz.  Como nenhum dos dois deputados obteve a maioria absoluta de 25 votos, foi realizado um segundo turno de votação. Neste segundo pleito, Ferraz saiu vitorioso, com 25 votos. Ele ressaltou que sua atuação parlamentar “busca amplo diálogo com todos, com atitudes positivas e agregadoras, buscando a prosperidade do Estado como um todo”.

Ainda na eleição desta terça, Claudiano Martins Filho, do PP, Romero Sales Filho, do União, e Coronel Alberto Feitosa, do PL, ficaram com a Segunda, Terceira e Quarta Secretarias, respectivamente. Durante a eleição, também foram definidos os nomes dos sete cargos de suplentes da Mesa Diretora. Doriel Barros, do PT, Henrique Queiroz Filho, do PP, Pastor Cleiton Collins, do PP, Joel da Harpa, do PL, William Brigido, do Republicanos, Joãozinho Tenório, do Patriota, e Romero Albuquerque, do União, vão exercer as sete suplências no biênio 2025-2026. 

 

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/Alepe
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá. Voce desejar receber as noticias no seu whatsApp ? Envie a a msg (SIM)