Na abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, na manhã da terça (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva citou a cidade pernambucana de Mirandiba, no Sertão. Lula disse que tem em Mirandiba – a 490 quilômetros de Recife – uma referência do desenvolvimento das relações entre Governo Federal e os municípios, e também da implementação de políticas públicas no combate às desigualdades sociais.
“A minha imagem de prefeitura é Mirandiba, no estado de Pernambuco”, disse o presidente. “Uma vez eu fui visitar Mirandiba. Na verdade, eu fui conhecer o leite que as crianças tomavam. Era um leite de vaca mecânica, produzido na cidade de Matão. Houve um presidente que começou a espalhar vaca mecânica para produzir leite de soja para as crianças. Lá, a criança que tinha o braço mais gordo, tinha a grossura do meu dedo. E, depois de tomar o leite, o farelo da soja [que sobrava] era o que se fazia um bolo para as crianças comerem”, recordou Lula.
“Depois eu fui dormir na casa do prefeito. Na casa dele, às cinco horas da manhã já tinha fila de gente: um querendo dinheiro para ir para a capital, outro querendo dinheiro para comprar remédio, outro para comprar feijão, outro para comprar arroz. O dado concreto é que nós contribuímos para acabar com isso. Hoje as pessoas não vão mais na casa do prefeito, porque tem política pública que garante o mínimo necessário para comer. Tem o Farmácia Popular que garante o mínimo necessário para tomar remédio”, completou.
Desde o período em que se passou a história brevemente contada por Lula, o que mudou em Mirandiba, município de 16,6 mil habitantes, distribuídos em 821 quilômetros quadrados, encravado no sertão pernambucano?
Mudanças em Mirandiba
Para tentar compreender se houve evolução nas condições sociais e econômicas de Mirandiba, pode-se recorrer ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Quanto mais próximo de 1, o IDH representa melhores condições de vida em quesitos como saúde, educação e alimentação. No site IBGE Cidades, é possível encontrar o IDH de Mirandiba em 1991: 0,362. Em 2010, dado mais recente disponível, era de 0,591, representando uma melhora significativa. Em termos comparativos, o IDH mais alto do Brasil, também com base em dados de 2010, é da cidade paulista de São Caetano do Sul (SP), de 0,811. O mais baixo é de Melgaço (PA), que atinge 0,207.
Comentários: