Portal CabrobóNews

Terça-feira, 17 de Junho de 2025
MPPE CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL PARA GARANTIR ADEQUAÇÕES NO HOSPITAL DE FLORESTA, PE

Regional

MPPE CONSEGUE DECISÃO JUDICIAL PARA GARANTIR ADEQUAÇÕES NO HOSPITAL DE FLORESTA, PE

Em caso de descumprimento das medidas determinadas pela Justiça, a Prefeitura estará sujeita à aplicação de multa de R$ 500 por dia.

IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

A Vara Única da Comarca de Floresta, no Sertão de PE, acolheu parcialmente os pedidos do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e concedeu, na última sexta-feira (13), decisão liminar que obriga a gestão municipal a sanar uma série de irregularidades no Hospital Municipal Coronel Álvaro Ferraz.

Com base na decisão judicial, o município de Floresta terá que implementar uma série de providências para regularizar os problemas apontados pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) em vistoria realizada no ano de 2022. O intuito é assegurar que a unidade de saúde siga as normativas do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

“Trata-se de decisão extremamente importante para a população florestana, principalmente no que diz respeito ao direito ao parto seguro pelas gestantes, garantindo que a saúde materno-infantil seja tida como prioridade”, ressaltou a Promotora de Justiça Sofia Mendes.

Dentre as medidas determinadas pela Justiça estão a constituição das Comissões de Ética Médica, de Controle de Infecção em Serviço de Saúde e de Controle de Infecção Hospitalar, bem como a regularização do registro da evolução de parto em partograma, todas no prazo de 30 dias.

Em um prazo maior, de 60 dias, o município de Floresta precisa efetivar a obtenção do Certificado de Regularidade de Inscrição de Pessoa Jurídica do Hospital Municipal; e em 120 dias, reforçar a equipe médica plantonista para garantir que a unidade tenha, durante as 24 horas do dia, pelo menos a presença de um pediatra, um obstetra, um anestesiologista, um médico evolucionista, um médico para transferências de pacientes e um segundo auxiliar médico cirurgião.

Outras providências determinadas pela Justiça são a regularização da admissão das gestantes, que precisa ser feita por médico obstetra; a disponibilização de equipamentos e medicamentos; e a implementação de uma sala de recuperação pós-anestésica.

Em caso de descumprimento das medidas determinadas pela Justiça, a Prefeitura de Floresta estará sujeita à aplicação de multa de R$ 500 por dia de descumprimento.

Leia Também:

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/MPPE
FONTE/CRÉDITOS (IMAGEM DE CAPA): Foto: Reprodução
Comentários:
King Pizzaria & Choperia
King Pizzaria & Choperia
Net Play
Net Play

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!

Olá. Voce desejar receber as noticias no seu whatsApp ? Envie a a msg (SIM)